8/5/2020
Veja as questões de filosofia no Enem de 2017 corrigidas e comentadas
Referência: caderno de prova 1º DIA BRANCO
A resposta correta é a letra E.
Junto com seu mestre Leucipo na Grécia Antiga Demócrito foi coautor do atomismo, para o qual a matéria é composta de uma partícula básica denominada de átomo.
A resposta correta é a letra B.
Pelo diálogo, a dialética socrática leva o interlocutor a perceber sua própria ignirância devido a ideias mal estruturadas e equivocadas. Com isso o filósofo provocava a maiêutica (a arte do parto) trazendo à luz a verdade dentro do interlocutor.
A resposta correta é a letra D.
Para Bentham, a moralidade tem o propósito de promover o prazer e evitar a dor, trazendo assim um maior grau de felicidade possível tanto para o indivíduo quanto para os demais. O pragmatismo ou o utilitarismo está justamente nas ações das quais os indivíduos terão os efeitos desejados.
A resposta correta é a letra E.
O Iluminismo, circusncrito no ambito etnocentrista europeu, defendia o racionalismo, o liberalismo, o naturalismo e a igualdade de todos perante a lei (igualdade civil ou jurídica).
A resposta correta é a letra B.
Isso porque Habermas criou o conceito de democracia deliberativa, pela qual o cidadão tem livre participação na esfera política.
A resposta correta é a letra C.
A ética kantiana é pautada no conceito do imperativo categórico, pelo qual a razão estabelece os princípios universais da conduta humana. A falsa promessa, portanto, é moralmente permissível apenas para escapar de apuros, mas não pode valer como lei universal.
A resposta correta da questão é a letra C.
Aristóteles estabelece uma relação estreita entre política e moral. O fim da política é produzir a felicidade humana mediante as várias formas de governo. As demais ciências são subordinadas à política.
Veja também:
Questões de filosofia, corrigidas e comentadas, da segunda aplicação do Enem 2016
As questões com conteúdos filosóficos do Enem 2015 corrigidas e comentadas
Inscreva-se e fique por dentro de nossas novidades!