O Enem - Exame Nacional do Ensino Médio - de 2016 surpreendeu mais uma vez com o destaque dado à filosofia. Na prova de ciências humanas e suas tecnologias, aparecem sete questões absolutamente da disciplina e pelo menos outras duas envolvendo temas filosóficos. Abaixo segue as questões corrigidas e comentadas de acordo com o caderno amarelo:
Questão 01
A resposta correta é a alternativa E.
A questão remete à Escola de Frankfurt do século XX, que por sua postura crítica desenvolveu teorias sobre os mais variados temas como fenômeno das massas, indústria cultural, contradições do capitalismo, complexidade comunicacional, questões éticas, dentre outros. Theodor Adorno (1903-1969) compunha estes intelectuais e presenciou as grandes contradições do século passado como as grandes guerras mundiais, a guerra fria, a ascensão norte americana e o processo de massificação da cultura, envolvendo a todos nas grandes promessas contemporâneas.
Questão 03
A resposta correta é a opção B.
Shopenhauer (1788 - 1860), incomodado com a rigidez racional de Kant, propõe uma nova ética pautada na compaixão e na bondade. A felicidade plena não vem do simples cumprimento do dever, mas de uma autoaceitação e de uma autodeterminação movidos por uma mística existencial.
Questão 11
A resposta correta é a letra D.
Nietzsche (1844-1900) é caracterizado por desenvolver uma filosofia niilista (de negação). Seu pensamento é polêmico justamente pela iniciativa de apontar as fragilidades da cultura ocidental e pela proposta de uma nova forma de vida pautada nas grandes potencialidades humanas onde as imposições racionais e religiosas não teriam vez.
Questão 19
A resposta correta desta questão é a alternativa A.
O poema é de Shakespeare (1564-1616), porém o comando remete à corrente filosófica do Existencialismo. E dentre as opções a que se enquadra nos preceitos do existencialismo é apenas o conteúdo da alternativa A. Sobre o existencialismo, Sartre (1905-1980) afirma que a existência precede a essência e uma das grandes afirmativas de sua teoria é a afirmação do sujeito a partir dessa consciência em saber quem ele é e seu papel no mundo. Um outro existencialista, Heidegger(1889-1976) trabalha bastante a temática da angústia humana afirmando que o homem é um ser no mundo que, angustiado, caminha para a morte, que na sua visão é o ápice de sua vida.
Questão 42
A resposta correta é a letra D.
Descartes (1596-1650) é o grande representante do racionalismo moderno. Mediante sua teoria, conclui que a primeira verdade indubitável é a de que o sujeito pensante existe, através da dúvida como metodologia para a busca da verdade de tudo o que se apresenta.
Questão 45
A resposta correta é a opção C.
A questão trata da filosofia nascente na época dos pré-socráticos. Traz a grande dinâmica entre o pensamento de Heráclito e de Parmênides cuja diferença é justamente relacionado à concepção do SER que, para Heráclito, não é possível ser definido absolutamente, pois tudo muda a todo momento, e, para PArmênides, o SER é imutável e único. Sendo essas questões de ordem ontológica. Vale lembrar também que Parmênides é considerado o pai da ontologia ou da metafísica, pois foi o primeiro a levrantar a questão do SER.
Agora apresento duas questões cujo conteúdo traz temas relevantes da discussão filosófica:
Questão 37
A resposta correta é a alternativa C.
A questão trata de um tema muito trabalhado em filosofia, que é a política. Especificamente, a questão faz refletir sobre a democracia e suas modalidades.
Questão 38
Essa questão tem como resposta correta a opção B.
A questão envolve vários temas trabalhados em filosofia: ciência e tecnologia; ética e ciência; ética e comportamento; perspectiva e compromisso humano de construção de futuro.
Veja também:
Questões de filosofia, corrigidas e comentadas, da segunda aplicação do Enem 2016
As questões com conteúdos filosóficos do Enem 2015 corrigidas e comentadas
Inscreva-se e fique por dentro de nossas novidades!