Muitos se perguntam: Quem é o filósofo?
O filósofo somos nós quando nos interrogamos sobre o que ocorre em nossa volta. Cada um de nós, quando tem desejo de saber, vai em direção à filosofia na medida em que percebe contradições, incoerências, ambiguidades ou incompatibilidade diante das crenças cotidianas. (Alessandra Corrêa)
Filósofos são pessoas que despertam e falam, como assim "despertam e falam"? Simplesmente descobrem algo e este "algo" tem uma "?". Filósofos se incomodam com "?" e procuram respostas para elas.
Nós somos filósofos, pois também nos incomodamos com interrogações, somos curiosos e temos necessidades das respostas. (Carlos Henrique Bentes)
Todos nós podemos ser filósofos porque temos curiosidade e vontade de saber sempre mais. Não nos contentamos com que os outros dizem e procuramos saber a verdade. Ser filósofo é procurar responder suas perguntas, tirar suas dúvidas a respeito de qualquer coisa.
Todos nós temos que ser um pouco filósofo no dia-a-dia. Temos que ter o gosto pela evidência, procurar sempre a sabedoria, ter amor pela verdade e pelo conhecimento.
O que diferencia um homem comum do filósofo é que o homem comum fica em silêncio ao passo que o filósofo externa e fala o resultado de suas reflexões e evidências. (Amanda da Silva Bezerra)
Texto contruído pelos alunos: Alessandra Corrêa, Carlos Henrique Bentes, turma 101 e Amanda da Silva Bezerra, turma 102, ainda no ano letivo de 2015.
Inscreva-se e fique por dentro de nossas novidades!