CONTATO (contato@professorpina.com) | BUSCA: Todos os posts | RSS | Conceitos Filosóficos

PUBLICAÇÕES

9/5/2020
Por: Professor Pina

O conceito de mito e de mitologia e sua importância para se compreender o surgimento da filosofia

Compartilhe

Para se compreender as origens da filosofia, primeiro se faz necessário obter um entendimento sobre a consciência mítica dos povos antigos, especialmente do grego.

Mito é narrativa. São histórias carregadas de simbologias e significados que dão sentido a determinado povo ou cultura. É a forma mais remota de crença, um meio do indivíduo se relacionar com o sobrenatural, com o extraordinário, com o inexplicável.

Todos os povos antigos possuem seu conjunto de mitos ou suas mitologias. Essas narrativas eram transmitidas de geração em geração e, comumente, eram reguladas por algum meio institucionalizado, religiões, sacerdotes, poetas, etc.

A importância do mito está no fato de que através das histórias as pessoas daquela determinada cultura recebiam valores, orientações, regras de conduta, ou seja, a moral. Além do mais, o mito dava sentido a vida de cada um, pois ele explica o inexplicável, aproxima os humanos das divindades cumprindo seu papel religioso. Então o mito tem função pedagógica, moral e religiosa.

Na Grécia Antiga, os poetas Homero e Hesíodo foram os responsáveis por registrarem as narrativas gregas. Homero escreveu as obras Ilíada e Odisséia, que narra episódios da história grega. Nelas, há relatos das realizações dos deuses e dos antepassados. Hesíodo escreveu a obra Teogonia relatando a origem dos deuses e do mundo. Nestas narrativas, as forças da natureza são atreladas a divindades. Por exemplo, das divindades Caos, Gaia (Terra) e Eros surgiram as outras divindades. Inicialmente, Gaia deu origem a Urano (Céu), com o qual se uniu, gerando muitas outras divindades, dentre as quais Cronos (Tempo), que toma o poder do pai e, por sua vez, é destronado pelo filho Zeus... E assim a história segue formando uma grande cosmogonia (ordem do mundo).

Pensar através do mito é conceber uma realidade extraordinária, carregada de mistérios, povoada por seres divinos e superiores que regulam, orientam e determinam a vida das pessoas e a sorte de todo o universo.

Porém, lentamente, a razão vai aparecer e as explicações míticas serão postas em dúvida e o ser humano, ávido por entendimento, descobrirá essa nova forma de pensar fazendo surgir assim a filosofia.

Inscreva-se e fique por dentro de nossas novidades!

Leia também...

BUSCA: Todos os posts

Inscreva-se e fique por dentro de nossas novidades!




Significados de conceitos filosóficos:

LISTA DE CONCEITOS FILOSÓFICOS

Agnosticismo


Acidente


Abstracionismo


Abstração


Vontade


1 de 2 - Primeira Anterior [ 1 ] 2 Próxima Última

Ver lista completa

2015 - Desenvolvido por publicasite.com

Todos os posts

Pesquisa de conceitos filosóficos