É muito importante conhecer a base curricular nacional de uma disciplina para se poder elaborar os planos e roteiros de aula, bem como para não se misturar e confundir assuntos com outras disciplinas.
Segue, abaixo, a base nacional comum curricular da disciplina Filosofia para os três anos do Ensino Médio de acordo com o MEC:
1º Ano
INTRODUÇÃO AO FILOSOFAR
-Realizar a experiência do pensar filosófico, diferenciando-o dos demais saberes, descobrindo sua presença implícita em conhecimentos já adquiridos e explorando possíveis diálogos com matrizes de pensamento não ocidentais.
-Discutir problemas de origem, identidade e historicidade da Filosofia, identificando, nas suas principais obras, momentos e contextos, simultaneamente, questões comuns e formas diversas de enfrentamento dessas questões.
-Identificar e explorar a existência de relações entre Filosofia e vida cotidiana, de modo que problemas correntes como o do sofrimento e do prazer, da justiça e da violência, da religiosidade e do erro possam ser reconhecidos como passíveis de abordagem filosófica.
2º Ano
OPINIÃO, CONHECIMENTO E GOSTO
- Explorar a lógica e a retórica com vistas ao exercício da argumentação e ao aprimoramento dos discursos com pretensões de legitimidade, compreendendo essa necessidade tanto nas demandas cotidianas, quanto na lida com saberes mais específicos ou complexos.
- Refletir sobre a questão do método científico e sobre sua influência na formação da cultura em seu sentido amplo.
- Refletir sobre os processos de formação e de circulação de opinião, sejam eles artísticos, midiáticos, propagandísticos, educacionais ou religiosos.
- Desenvolver capacidades de apreciação das artes e problematização do gosto, compreendendo o lugar da experiência estética na vida humana.
3º Ano
CONDIÇÃO HUMANA E RESPONSABILIDADE PELO MUNDO
- Formular filosoficamente a pergunta pelo sentido da vida e da morte, reconhecendo-a como inerente à condição humana e, ao mesmo tempo, objeto de enfrentamentos diversos, discursivos e não discursivos.
- Diferenciar a ética das demais formas de regulação da conduta, percebendo sua presença e importância nas mais diversas áreas do conhecimento e do fazer humano.
- Pensar a política como problema de organização das coletividades em várias escalas, da micropolítica ao estado, com seus sentidos históricos, variedades de formas de governo e mediação de conflitos.
- Refletir sobre o desenvolvimento tecnológico e implicações ético-políticas no mundo contemporâneo, em especial sobre as modificações que opera sobre modos de vida os mais diversos, humanos e não humanos.
- Compreender ao final dos três anos do ensino médio a abrangência, singularidade e importância da Filosofia na formação escolar básica e, por extensão, os possíveis lugares do filosofar na vida por vir.
Lembrando que esta base nacional curricular comum está em discussão e sendo aprimorada no Brasil e, portanto, poderá sofrer mudanças a qualquer momento.
Inscreva-se e fique por dentro de nossas novidades!