Resumo baseado no livro didático de Marilena Chauí "Iniciação à Filosofia", edição 2013. (Cap. 3 p.28)
A filosofia surge quando o ser humano descobre a razão. Isto é, na medida em que começa a desconfiar das explicações grandiosas e fantásticas das narrações míticas e a questionar sobre a origem e a ordem de tudo, e as mudanças constantes das coisas.
É óbvio que o pensamento racional e a desconfiança mítica não foram acontecendo da noite para o dia, pois foi um processo lento da história do pensamento grego.
O pensamento mítico tendia explicar a origem dos deuses (teogonias) e do universo (cosmogonia).
Os estudiosos chegaram à conclusão de que as contradições e limitações dos mitos (narrativas) para explicar a realidade natural e humana levaram a filosofia a retomá-los, porém reformulando e racionalizando essas narrativas, transformando-as em explicações novas. A filosofia promove então a cosmologia.
Os primeiros filósofos foram chamados de pré-socráticos e teriam surgidos no fim do século VII a.C. na cidade de Mileto, uma das colônias gregas da Ásia Menor. E o primeiro filósofo foi Tales de Mileto.
Vários fatores históricos favoreceram ao surgimento da filosofia, sendo destacados:
- as viagens marítimas, que possibilitou a troca de informações com outros povos, além de provocar o desencantamento de muitas narrativas que diziam ser no mar um grandioso cenário mítico;
- a invenção do calendário, que possibilitou o cálculo do tempo segundo as estações do ano, as horas, o ano, dando a percepção de ciclos naturais;
- a invenção da moeda que revelou a capacidade de abstração do ser humano e intensificou as trocas comerciais;
- o desenvolvimento da vida urbana, com a pluralidade de ideias, de costumes e de novas formas de disputa pelo poder;
- a invenção da escrita alfabética, que possibilitou registros materiais e mais concretos quebrando com as narrativas orais ou registros sacros por imagens ou signos sagrados;
- a invenção da política com as ideais da lei, formulada pelos legisladores de forma racional, o espaço público de debate e discussões acerca dos rumos da cidade e a ideia de espaço público distinguindo-o do âmbito privado.
Os gregos deixaram para nós que há diferença entre o necessário (o que não pode ser se não como é) e o contingente (o que pode ser ou não ser), bem como a diferença entre o acaso (o que pode ou não acontecer na natureza) e o possível (o que pode ou não acontecer no âmbito humano).
Exercício:
1) Explique como a filosofia surgiu.
2) Exemplifique: necessário; contingente; acaso e possível.
Inscreva-se e fique por dentro de nossas novidades!