9/5/2020
No Ensino Médio, a filosofia busca estimular a reflexão e o pensamento crítico dos estudantes. Em 2006, essa disciplina passou a ser obrigatória na educação básica de todo o país.
A Filosofia e a Sociologia são disciplinas consideradas indispensáveis ao currículo do Ensino Médio. Em julho de 2006, através da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE), essas disciplinas tornaram-se obrigatórias no currículo do Ensino Médio.
A Filosofia em especial, leva o aluno à oportunidade de desenvolver um pensamento independente e crítico, ou seja, permite a ele experimentar um pensar individual. Sabe-se que cada disciplina apresenta suas próprias características, bem como auxilia a desenvolver habilidades específicas do pensamento que é abordado.
No caso da Filosofia, permite e dá oportunidade de realizar o pensamento de maneira bastante pessoal, promovendo a autonomia do pensar. O Ensino Médio é geralmente considerado pelos educadores como uma fase de consolidação do aluno jovem, de sua personalidade e seus desejos, a Filosofia apresenta um papel importante e fundamental nesse processo de construção e amadurecimento da personalidade desse jovem.
Enquanto disciplina, a Filosofia é bastante questionada , por isso é necessário que os educadores se conscientizem de que o ensino não deve ser considerado como uma disciplina a mais a ser ensinada. O ideal é que o professor que tem a responsabilidade de aplicar tal disciplina tenha em mente o quanto é necessário fazer com que seus alunos se descubram para o pensar a reflexão para que assim possam desenvolver o tão esperado senso crítico.
Aos educadores que se preocupam com a melhor forma de aplicar a Filosofia, não existe receita pronta. Recomenda-se a priorização de práticas que favoreça a formação de jovens capazes de desenvolver seu próprio pensamento e crítica, formando cidadãos capacitados para enfrentar as diversas situações que poderão surgir em suas vidas.
A Filosofia é fundamental na vida de todo ser humano, pois estimula a busca pela verdade e pelo conhecimento a partir de questionamentos e indagações, que por sua vez leva o sujeito a pensar e a refletir sobre si, sobre a vida e o mundo que o cerca.
Inscreva-se e fique por dentro de nossas novidades!