Para meus alunso da escola estadual Frei Othmar
Conteúdo previsto para duas aulas
A atitude filosófica
Atitude significa ação, movimento, portanto é a ação de filosofar.
Para se ter uma compreensão do assunto, primeiro é preciso distinguir crenças costumeiras (conhecimentos do dia a dia) e reflexão filosófica (Chauí, cap. 1 e 2).
As crenças costumeiras também são chamadas de senso comum. São aqueles conhecimentos adquiridos no dia a dia desde o nosso nascimento, na família, com os amigos, pelos meios de comunicação. É um tipo de conhecimento superficial, baseado no "achismo".
A reflexão filosfófica, ao contrário, é a) radical; b) rigorosa e c) de conjunto. (Aranha e Martins, p. 17/18)
A reflexão é um pensamento consciente, ou seja, sabemos que estamos pensando e sobre o que estamos pensando. Ela visa o entendimento ou algum resultado.
A atitude filosófica é crítica: indaga, questiona (O que é – definição, significado- , Por que é – utilidade, motivo, razão, fundamento -, Como é – procedimento, maneira, forma) (Chauí p.19 e 22)
A filosofia é, portanto, uma análise, uma reflexão e uma crítica.
A etimologia (Chauí p. 29)
Filosofia: palavra composta dos termos gregos philo e sophia. Philo quer dizer aquele ou aquela que tem um sentimento amigável, pois deriva de philia, amizade e amor fraterno. Sophía quer dizer sabedoria e dela vem a palavra sophós, sábio. Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria. Pitágoras (século VI a.C.), filósofo e matemático grego, teria sido o primeiro a usar o termo filósofo, por não se considerar um sábio (sophós), mas apenas alguém que ama e procura a sabedoria.
Sócrates, exemplo e modelo de filósofo (Chauí p. 9) - vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=LAu-nAVl9H4)
Vale a pena ler e analisar O Mito da Caverna de Platão (Marilena Chauí p. 10) para se compreender o que é o filósofo e sua atitude.
Exercícios:
1- O que são crenças costumeiras?
2- Conceitue a reflexão filosófica.
3- Como é a atitude filosófica?
4- Por que Sócrates é um exemplo de filósofo?
Para Casa: Pesquise as principais caracteristicas da Grécia Antiga.
Referências:
CHAUI, Marilena. Iniciação à Filosofia. São Paulo: Ática, 2013.
Aranha, Maria Lúcia de Arruda e Martins, Maria Helena Pires. Filosofando: Introdução à Filosofia. 5ed. São Paulo: Moderna, 2013.
Inscreva-se e fique por dentro de nossas novidades!